quarta-feira, 4 de março de 2015

CONSCRITO N° 21 



Economia


O KC-390 é o maior avião de transporte militar produzido na
América do Sul . A brasileira Embraer é a terceira maior fabricantes
de aeronaves do mundo depois da Airbus e da Boeing .

O Brasil é a maior economia da América Latina, a segunda da América (atrás apenas dos Estados Unidos) e a sétima maior do mundo, tanto nominalmente quanto em paridade do poder de compra, de acordo com o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. O país tem uma economia mista com vastos recursos naturais. Estima-se que a economia brasileira irá se tornar uma das cinco maiores do mundo nas próximas décadas. O PIB (PPC) per capita atual é de 15.153 dólares (2014). Ativo em setores como mineraçãomanufaturaagricultura e serviços, o Brasil tem uma força de trabalho de mais de um 107 milhões de pessoas (6ª maior do mundo) e desemprego de 6,2% (64º no mundo).
O país vem ampliando sua presença nos mercados financeiros e de commoditiesinternacionais e é um BRICs. O Brasil tem sido o maior produtor mundial de cafédos últimos 150 anos267 e tornou-se o quarto maior mercado de automóveis do mundo.268 Entre os principais produtos de exportação estão aeronaves, equipamentos elétricos, automóveisetanoltêxteiscalçadosminério de ferroaço, café, suco de laranjasoja e carne enlatada.269 O país participa de diversos blocos econômicos como o Mercado Comum do Sul (Mercosul), o G20 e o Grupo de Cairns, e sua economia corresponde a três quintos da produção industrial da economia sul-americana. O Brasil comercializa regularmente com mais de uma centena de países, sendo que 74% dos bens exportados são manufaturas ou semimanufaturas. Os maiores parceiros são: União EuropeiaMercosul e América LatinaÁsia e Estados Unidos.
De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o setor do agronegócio responde por 23% do PIB brasileiro (2013). O Brasil está entre os países com maior produtividade no campo, apesar das barreiras comerciais e das políticas de subsídios adotadas pelos países desenvolvidos. Em relatório divulgado em 2010 pela OMS, o país é o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e União Europeia.
A indústria de automóveisaçopetroquímicacomputadoresaeronaves e bens de consumo duradouros contabilizam 30,8% do produto interno bruto brasileiro. A atividade industrial está concentrada geograficamente nas regiões metropolitanas de São PauloRio de JaneiroCuritibaCampinasPorto AlegreBelo Horizonte,ManausSalvadorRecife e Fortaleza. Entre as empresas mais conhecidas do Brasil estão: Brasil FoodsPerdigão,Sadia e JBS (setor alimentício); Embraer (setor aéreo); Havaianas e Calçados Azaleia (calçados); Petrobras (setor petrolífero); Companhia Vale do Rio Doce (mineração); Marcopolo e Busscar (carroceiras); Gerdau (siderúrgicas);Organizações Globo (comunicação).
corrupção, no entanto, custa ao Brasil quase 41 bilhões de dólares por ano e 69,9% das empresas do país identificam esse problema como um dos principais entraves para conseguirem penetrar com sucesso no mercado global. No Índice de Percepção da Corrupção de 2014, criado pela Transparência Internacional, o Brasil é classificado na 69ª posição entre os 175 países avaliados. O poder de compra brasileiro também é corroído pelo conjunto de problemas nacionais chamado "custo Brasil". Além disso, o país apresenta uma das menores taxas de participação do comércio exterior no PIB, sendo classificado como uma das economias mais fechadas do mundo. Apesar de também ser um problema crônico, desde 2001 os níveis de desigualdade social e econômica vêm caindo, chegando em 2011 aos níveis de 1960, embora o país ainda esteja entre os 12 mais desiguais do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário