CONSCRITO N° 28
Significado
Eis o significado dos termos usados na letra do Hino:
- Margens plácidas - "Plácida" significa serena, calma.
- Ipiranga - É o riacho junto ao qual D. Pedro I proclamou a independência.
- Brado retumbante - Grito forte que provoca eco.
- Penhor - Usado de maneira metafórica (figurada). "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade.
- Imagem do Cruzeiro resplandece - O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul que resplandece (brilha) no céu.
- Impávido colosso - "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranquilo, calmo.
- Mãe gentil - A "mãe gentil" é a pátria. Um país que ama e defende os "filhos" (os brasileiros) como qualquer mãe.
- Fulguras - do verbo fulgurar (reluzir, brilhar).
- Florão - "Florão" é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
- Garrida - Enfeitada. Que chama a atenção pela beleza.
- Lábaro - Sinônimo de bandeira. "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos.
- Clava forte - Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra.
Cornetas e Tambores Militares
Os toques de cornetas, tambores e apitos militares de tropas brasileiras são entoados com ritmo peculiar e as notas musicais geralmente são compassadas e perfeitamente audíveis quando sincronizados com cerimonial de execução do hino nacional. (Cerimonial da Marinha, Regulamento de Continências, Manual de Ordem Unida Série CGCFN)
Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro
Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro foi composta por Louis Moreau Gottschalk e sua estreia se deu em concerto em 1869, tendo sido executada por 650 músicos, no Rio de Janeiro. Dedicada a Son Altesse Impériale Madame la Comtesse d'Eu, D. Isabel, a obra se trata de variações, especialmente em piano, da música de Francisco Manuel da Silva. Foi muito executada por Guiomar Novais e por Eudóxia de Barros. Mais recentemente, tornou-se popular por ter sido tocada pela Rede Globo durante o funeral de Tancredo Neves e por ser usada em propagandas eleitorais doPartido Democrático Trabalhista (PDT). Em 1973, a Comissão Nacional de Moral e Civismo abriu processo para verificar se a obra deveria ser banida do território nacional, por supostamente tratar-se de arranjo musical do hino nacional, algo proibido pela lei 5.700, de 1971. Após alguns anos, o processo foi encerrado, prevalecendo o parecer de pessoas como o músico Alfredo Melo, que explicou a diferença entre arranjo e variação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário